Boas Práticas de Gestão para consultórios de Fisioterapia

       A maioria dos profissionais formados fisioterapeutas, têm o primeiro contato com a gestão ao abrir o seu consultório, dessa forma a falta de conhecimento e prática faz com que as decisões que inferem no desenvolvimento do consultório possam gerar erros que vão em algum momento comprometer a organização seu crescimento.
      O caminho do empreendedor algumas vezes é solitário e somado com risco da desinformação de gestão pode culminar na perda de tempo e dinheiro. Isso acaba gerando um retrabalho na reorganização dos processos.
      Entra então o papel das consultorias especializadas, cursos e coach que prestam serviços de apoio aos fisioterapeutas na geração de co-criação de soluções em todos os setores do consultório. Essas soluções quando discutidas em conjunto propicia a qualificação do fisioterapeuta de forma eficiente e com menor tempo, permitindo autonomia necessária para conduzir o negócio conforme sonhou.  
      As áreas mais sensíveis do negócio são os clientes, a qualidade da prestação de serviço e a gestão financeira. 
      O atendimento de qualidade aos clientes parte do pressuposto que deva sempre exceder as suas expectativas. Dar atenção aos mínimos detalhes irá proporcionar a eles uma experiência positiva independente da estrutura em que ocorra a comunicação (consultório, WhatsApp, redes sociais). O Institute Disney é a principal referência quando se fala de excelência no encantamento do cliente, e assim como Walt Disney indagou eu te pergunto: O quão bem feito você faz aquilo que faz?
“Faça tão bem feito que as pessoas quando verem a forma que você está fazendo, irão voltar para ver você fazer de novo e ainda vão trazer outras pessoas para verem o quão bem feito vc faz aquilo que faz”.
       Além do atendimento, o profissional da fisioterapia deve prestar com qualidade os serviços, e para isso é necessário se atualizar e se aperfeiçoar constantemente. 
       Por fim, a gestão financeira é considerada o coração da clínica, por isso, realizar uma boa gestão envolve uma série de atividades como: registro e histórico de receitas e despesas realizadas, identificar serviços e profissionais que mais geram receitas (caso tenha mais de um no consultório), organização das despesas por tipos e categorias, acompanhamento constante de lucros e resultados do negócio, provisionamento das receitas e despesas, antecipar decisões em relação à falta ou à sobra de dinheiro para poder investir da melhor.
 
 
Suzelena Coimbra de Oliveira Marinho 
Consultora de gestão da @gestaohelp
 

Gostou deste post?
Ajude-nos a divulgar o mesmo!
Compartilhe ...

Whatsapp ×

Preencha o formulário abaixo para iniciar a conversa: