A importância do ultrassom cinesiológico na avaliação das disfunções pélvicas

O ultrassom cinesiológico é uma ferramenta de avaliação que ajuda o fisioterapeuta a investigar em tempo real as disfunções pélvicas e, consequentemente, realizar o tratamento mais indicado.
  
O ultrassom cinesiológico é uma ferramenta de avaliação que ajuda o fisioterapeuta a investigar em tempo real as disfunções pélvicas e, consequentemente, realizar o tratamento mais indicado.

Neste artigo, vamos entender melhor como o ultrassom cinesiológico funciona e qual é a importância dele no momento de avaliar disfunções no assoalho pélvico.

O que é ultrassom cinesiológico?

O ultrassom cinesiológico é um exame de imagem que permite a análise dos movimentos de músculos, tendões, bursas, fáscias, articulações e cartilagens.

Após a análise, o profissional tem mais facilidade para definir qual será a intervenção fisioterapêutica adotada e orientar o paciente sobre a possibilidade de melhora da condição clínica.

Isso acontece porque conhecer o movimento e a estrutura das regiões tratadas é muito importante para que o profissional de fisioterapia consiga entender o que está acontecendo e o que é preciso fazer para reabilitar o paciente.

Qual é a relevância do ultrassom cinesiológico na avaliação das disfunções pélvicas?

As disfunções no assoalho pélvico alteram o funcionamento de órgãos e sistemas da região, provocando problemas como dor pélvica, transtornos sexuais, incontinência fecal, incontinência urinária e prolapso genital.

É muito comum que essas disfunções aconteçam na gestação, devido ao peso do bebê sob a região pélvica, o envelhecimento e hábitos comportamentais não adequados. Felizmente, a fisioterapia pode tratar e prevenir esses problemas.

O exame de imagem é importante para garantir a segurança no tratamento dessas disfunções e dar condições para que o profissional consiga oferecer a melhor conduta terapêutica possível.

Nesse sentido, o ultrassom cinesiológico é fundamental para avaliação das disfunções pélvicas — alterações muito comuns e que devem ser corretamente tratadas para garantir a qualidade de vida dos pacientes.


Leia também:
- Estética íntima da mulher: o que precisa saber.
- Resultados do tratamento a laser nas lesões mamilares e de períneo.
- Quais são os benefícios da fisioterapia no pré-parto?.

Gostou deste post?
Ajude-nos a divulgar o mesmo!
Compartilhe ...

Whatsapp ×

Preencha o formulário abaixo para iniciar a conversa: