O que faz um profissional da área Dermatofuncional?

Você fisioterapeuta tem vontade de trabalhar no segmento da estética? Pois saiba que é uma área fantástica e em franco crescimento! A Fisioterapia não é uma área restrita e tem muitas opções de mercado para seguir. Uma delas é a Fisioterapia dermatofuncional, que se tornou conhecida a pouco tempo. Continue a leitura para entender mais sobre esse mercado promissor.
 
Você fisioterapeuta tem vontade de trabalhar no segmento da estética? Pois saiba que é uma área fantástica e em franco crescimento! A Fisioterapia não é uma área restrita e tem muitas opções de mercado para seguir. Uma delas é a Fisioterapia dermatofuncional, que se tornou conhecida a pouco tempo. Continue a leitura para entender mais sobre esse mercado promissor.
 

O que é fisioterapia dermatofuncional?

É uma especialidade da fisioterapia que atua na prevenção, recuperação e promoção da saúde da pele. Ou seja, utiliza a terapia para tratar disfunções estéticas no corpo humano. A área tem um amplo estudo sobre os tecidos humanos, suas características e funcionamento.
 
Desde 2009, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) publicou a Resolução 362/2009 reconhecendo a fisioterapia dermatofuncional como uma especialidade da área de fisioterapia, podendo ser exercida exclusivamente pelos profissionais da área.
 

O que o profissional dessa área faz?

O especialista nesse segmento estará apto para atuar com tratamentos de diversas alterações dermatofuncionais bem com os tratamentos estéticos para a melhora da qualidade e alto estima.
 
As áreas de atuação do Fisioterapeuta Dermatofuncional cada vez mais vem se abrangendo, ainda mais com o advento de novas tecnologias nos tratamentos como gordura localizada, envelhecimento, pré, trans e pós operatórios de cirúrgicas plásticas e reparadoras.
 
Sobre estes equipamentos podemos citar os Lasers de Alta potência, bem como jato de plasma, Microcorrentes, radio frequência e diversas outras tecnologias que buscam apresentar os melhores resultados estéticos e de reabilitação para as pessoas que necessitam de tratamento dermatofuncional.
 

Quais são as vantagens de atuar nessa área?

Os benefícios de ingressar na área de estética e dermatofuncional são muitos, principalmente por ser um segmento que está crescendo bastante no Brasil e por isso vamos lhe dar 5 motivos para ingressar nesta área.
 
1. De 2014 a 2019, o mercado de estética cresceu 567%.
2. O Brasil, atualmente, é o 4º no ranking mundial em consumo de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC);
3. Só em 2018 o setor de estética movimentou R$ 47,5 bilhões segundo a ABIHPEC.
4. O setor de cirurgias plásticas é o que mais cresce no Brasil e também é o maior do mundo, mesmo vivendo em um momento de pandemia as expectativas são de que o setor possa crescer em torno de 15% neste ano.
5. Os procedimentos injetáveis podem ser autorizados nos próximos anos para o Fisioterapeuta e com isso o leque de atuação pode aumentar mais e com isso as áreas de atuação.
 

Devolver a autoestima das pessoas

Uma das principais especializações do dermatofuncional é recuperar a aparência estética e devolver o bem-estar das pessoas.
Isso se relaciona muito com o tratamento de estrias, flacidez da pele, gordura localizada e cicatrizes, em geral. Existe uma demanda muito grande por esses tratamentos, o que poderá te tornar referência no assunto.
 

Onde se especializar?

Para se especializar nessa área precisa primeiro ser graduado em Fisioterapia. Depois deverá cursar a Pós-Graduação em Fisioterapia Dermatofuncional.
 
O Ibraesp - Instituto Brasileiro de Reabilitação e Aprimoramento especializado está no mercado desde 2007. Está sempre aberto as mudanças técnicas científicas e alia o conhecimento com a prática, possibilitando aos alunos, uma nova forma de aprendizado e interação com o curso escolhido.
 
Gostou de saber um pouco mais sobre a fisioterapia dermatofuncional?
 

Leia também:

Gostou deste post?
Ajude-nos a divulgar o mesmo!
Compartilhe ...

Whatsapp ×

Preencha o formulário abaixo para iniciar a conversa: